sábado, 27 de agosto de 2011

Algumas Obras Minhas

Apresento aqui, pela primeira vez, algumas das minhas pinturas. Todas são trabalhadas em acrílico sob tela e é uma atividade extra-oficial que já tenho há algum tempo.

A pintura nos faz descobrir mundos, nunca os mesmos, em cada viagem, em cada mão de tinta que é jogada na tela.

Não tenho pretensões exageradas com minha arte, mas, ao desnudar minha fatia artista, e tendo o meu trabalho reconhecido de forma incisiva e inesperada, ainda que não divulgada, pretendo fazer uma exposição ainda neste semestre que será organizada pelo guru Geetesh, grande incentivador, artista plático há 30 anos, reconhecido e premiado pela Universidade de Artes Plásticas de Boston.

Geetesh, além de artista, é massoterapêuta. É ele pois que salva minha sofrida coluna com a técnica indiana milenar da Ayurvedica há 4 anos. Morou na Índia por 5 anos, onde aprimorou sua arte, que vai desde pintura como estas até esculturas em materiais diversos, do vidro ao ferro. Geetesh foi o grande incentivador do meu aperfeiçoamento nas telas, que o fiz caladinho para que não me tivessem como mais um aventureiro "achando-se o próprio Monet" porque simplesmente procura uma forma para "descançar" da rotina. Geetesh ressaltou contudentemente  a minha aptidão quando se deparou com um dos meus primeiros quadros que aqui está postado - 'Destino Norte - Carutapera' - o que me fez encarar com a seriedade devida.

Todas as minhas pinturas têm influência regionalista, inspiradas nas viagens pelos rincões do Estado do Maranhão, onde, como Assessor Especial da Corregedoria Geral da Justiça, em comitiva com o Des. Guerreiro Júnior, percorri mais de 15 mil quilômetros de carros à serviço do Poder Judiciário.

Uma curiosidade - fora o caloroso incentivo do amigo Geetesh, que me empurrava quando eu dizia que sequer sabia desenhar e que não serviria jamais para pintar, nunca fiz qualquer curso de pintura e não pretendo fazer, caso contrário perderá, essa minha trilha, toda a razão de existir. Sou autodidata, tendo explicações apenas do meu amigo Jone, vendedor da loja na qual compro materiais, que entende tudo sobre textutas, pigmentação, pincéis, conjunto de tintas, aplicações, misturas, mas, perguntado por mim se pintava, me respondeu "nem uma parede branca da minha casa, se eu for me arriscar!".


As pinturas foram fotografadas pela câmera do meu iPhone sem nenhum filtro aplicado.

Abaixo de cada uma, consta o nome da obra.

Para e exposição, juntamente com estes, serão apresentados 18 quadros.

Posteriormente, mostrarei também os trabalhos em fotos.


P.S. uma advertência - a mostra em fotografia amadora tendencia a perda da real coloração e textura da tela, não devendo ser tida como se vista presencialmente

Aldeia Sabonete de Leão

Queimadas Maranhenses

Amores e Lendas da Amazônia do Maranhão (aqui houve apenas aplicação de moldura para acerto da foto em PhotoStudio)



Mar de Tutóia


Flores da Baixada

Albinos de Atins

Ipês Sul-Maranhenses

Destino Norte - Carutapera

Nenhum comentário:

Postar um comentário