quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Oi boa noite pra quem é de boa noite!... Oi bom dia pra quem é de bom dia!...

Isso é música! Sim, sempre foi mas agora é mais... Fizeram um remix que serve pra toda hora e pra tudo com uma chamada muuuuito conhecida do folclore.
E advinha de quem é? Lógico que é de baiano. Mais precisamente do maculelê baiano, o som afro que descende de tradição muito antiga de negros e índios e que enraíza a cultura do primeiro estado do Brasil, vindo a se misturar, agora, para sucesso geral, com a batida forte das ondas club-elétricas.
O maculelê tem sua origem na arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando bastões e vestimentas de sisal. As apresentações de maculelê seguem o estilo das outras de mesma natureza, com um dos instrumentistas cantando um verso repetitivo, seguido pela resposta em coro dos demais praticantes. As letras falam de situações cotidianas como 'boa noite pra quem é de boa noite... bom dia pra quem é de bom dia" (ora!).
O maculelê é recheado de lendas para explicar sua origem e possui seu ritual próprio, embora esteja muito atrelada às danças de rodas da Umbanda, influenciando, também, a Capoeira em suas ladainhas. A música compassada tem a base instrumental do atabaque, agogô e do ganzá.
Isso nada mais é que parte da cultura negra brasileira que se difundiu e se mantém viva entre nós e hoje está bem aqui, ó, na pista de dança da boate de sua cidade, na sua página do computador e - pode acreditar - vindo dos hits mais aclamados das pistas da Europa ( junto com o tal do "Kuduro" que se canta por lá em português mas não é daqui!)!
O som misturado com sintetizadores e ondas metalizadas, dão o acabamento afro-electro da banda Makenzo que bolou a ideia da fusão, mas foi mesmo intesificada com o feat. do dj baiano Marcus, e vou te dizer, é boa pra danar!!!! Como diz meu amigo Brunoca, por mais que se queira, nisso bem aí, não dá pra segurar nem o dedinho do pé! Experimenta!
Ihuu..

Nenhum comentário:

Postar um comentário