sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Ei, você é um 'geek'?

Eu estava com o meu iPad escrevendo um post, ouvindo The Zutons no meu iPod, depois de falar com Diego, grande amigo, no iPhone, e neste mesmo atualizando o Instagram com a nova versão do Filterstorm quando o meu primo Carlos, o Cacá, conhecedor da tecnologia da informática e "fuçador" crônico de peças, máquinas, motores, carros (ele já fez o meu primeiro carro, um Uno Mille dar umas explodidas inexplicáveis e instantâneas de 10 em 10 minutos), o que muitas vezes nos fez rir, mas chorar, quando, por exemplo, querendo dar um jeito na máquina de lavar do meu irmão Márcio, alagou o apartamento inteiro. Márcio chorou!
"Ow Flávio, cê é um geek!"...
"Hã?!"... Eu não tinha noção do que ele queria dizer mas o Cacá é desses caras boas praças que, o que quer que ele diga da gente, nos faz rir e aceitar de logo... Ah, mas eu não queria ser aquilo não!...
"Eu não sou isso aí pôrra nenhuma!...". Um sorrisinho faceiro no rosto e a página da Wikipédia aberta no iPad que minutos antes eu mexia, e eis que ele me passa o tablet.
Geek (do inglês geek, pronuncia "guik": IPA /gi:k/) é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma gíria que define pessoas peculiares ou excêntricas obcecadas com tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, e outros.
A definição de geek mudou consideravelmente ao longo do tempo e já não há um significado definitivo. Os termos nerd, dweeb e dork têm significados semelhantes a geek, mas muitos optam por identificar diferentes conotações entre estes termos, embora as diferenças sejam controversas.
Em uma entrevista em 2007 ao Colbert Report, Richard Clarke disse que a diferença entre nerds e geeks é que "geeks fazem acontecer."
Adeptos da doutrina geek definem o termo como um “técnico, doutor, autodidata, apaixonado pelo que faz e pelo que entende”.
Para o psicólogo Erick Itakura, do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Informática da Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, geek e nerd são a mesma coisa. Em sua opinião, o que mudou ao longo dos anos foi a aceitação social das pessoas ligadas em tecnologia.
A palavra geek teve seu primeiro registro em 1876, como sinônimo de fool (bobo) e posteriormente passou a designar artistas ambulantes que ganhavam a vida exibindo-se nos mafuás ou nas ruas, em performances bizarras que incluíam arrancar a cabeça de uma galinha viva com os dentes ou comer insetos (em inglês: bugs). Por analogia, passou-se a designar como computer geek aquele que ganha a vida "comendo" bugs de computador.
A expressão só adquiriu contornos positivos quando a tecnologia ganhou status de poder liberador. Nos anos 1990, o “Jargon File”, um léxico criado pela primeira geração de pioneiros da internet, definiu geek como "uma pessoa que escolheu a concentração no lugar da conformidade; alguém que busca objetivo (em particular, técnicos) e imaginação, não a adequação social padronizada"
Geeks em geral sofrem de neofilia (atração por tudo aquilo que é novidade) e são adeptos de computadores.
Pensando bem, eu sou um confesso "geekinho". Mas e tu, Cacá?
"Eu não sou nada"...
Cacá é um "geekão", tudo que eu queria ser...

Tá, confessa que você também é um 'geek'... Então qual tipo de 'geek' você é?

2 comentários:

  1. Putz, acho que sou pelos menos uns 3 destes aí.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou Apple Geek, Photo Geek, Film Geek, Gadget Geek,Vixe, Travel Geek demais!, Book Geek, embora acho que era mais antes dos kindles e tablets, Collectable Geek, Rock Geek, já fui Poker Geek, e sou History Geekão!

    ResponderExcluir