domingo, 17 de julho de 2011

Trocando arte por arte

Impressionante!
Uma das músicas mais famosas do MUNDO não tem uma boa reputação nas bandas do Maranhão.
A explicação é que uma famosa empresa de automóveis, que representava uma famosíssima marca de carros, editou uma propaganda com bichinhos dançando a música e anunciando a suas ofertas! Não é difícil, pois, ouvir a música e não se lembrar do desgaste que a empresa trouxe a milhares de compradores com um golpe famoso na praça.
Mas não era para ser assim! Trato da canção.
No início das minhas aulas de francês, foi o primeiro contato com uma letra dessa língua. E a própria Aliança Francesa tratou de ensinar que ali estava uma composição memorável. "Le Lion Est Mort Ce Soir", também foi conhecida como "Wimoweh" e originalmente como "Mbube", gravada por Solomon Linda e seu grupo The Evening Birds para o South-African Record Company Gallo em 1939.
Nesse mesmo ano, comercializado para o público negro, "Mbube" se tornou um hit e Linda uma estrela em toda a África do Sul. Em 1948 a canção já tinha vendido cerca de 100 mil cópias na África e entre os imigrantes negros sul-africano na Grã-Bretanha e tinha emprestado seu nome para um estilo acappella da música africana.
Em 2000, o jornalista sul-africano, Rian Malan, escreveu um artigo para a revista Rolling Stone contando a história de Linda e estimou que a música gerara sozinha um ganho de US$ 15 milhões no filme O Rei Leão (Disney). A peça levou o cineasta François Verster a criar o premiado documentário vencedor do Emmy, "Um Leão" (2002) que contou a história de Linda, enquanto incidentalmente expôs o funcionamento da multi-milionária indústria corporativa da música.
Entrevistado no documentário, Pete Seeger, um dos produtores e editor da Disney, publicamente lamentou por não ter conversado antes com Linda e ter proposto a ela a assinatura de um contrato. Explicou ele: "O grande erro que eu fiz foi o fato não garantir que a minha editora assinasse um contrato de composição regular com Linda. Meu editor simplesmente enviou a Linda e ao grupo The Weavers algum acerca dos direitos autorais".
Em julho de 2004, como resultado da publicidade gerada pelo artigo de Malan na Rolling Stone e o documentário filmado logo depois, a canção tornou-se objeto de uma ação judicial entre Solomon Linda e a Disney.
Em 1962, Henry Salvador, natural da Guiana Francesa, fez uma versão em francês para a música que ficou muito conhecida na França e nos países francofõnicos. E foi com ela que eu me deparei sabendo e conhecendo tudo isso.
O ruim é que ela, esta tão bela música, esteja entremeada de polêmicas, mas não foi assim na minha última visita à Nova Iorque.
Retornaria para uma visita ao Metropolitan Museum, não sem antes dar uma boa olhada na feirinha de domingo em frente do belíssimo prédio renascentista, debaixo de um sol escaldante. Ouvi um som legal ao longe e larguei a feirinha. Era um grupo de cantores que cantavam sem qualquer instrument - que não um baixo para dar o tom - músicas célebres do jazz e do soul americano. Tudo com suas vozes, sendo estas instrumentos e vocais propriamente ditos. Não é por outra razão que o grupo se chama Acapella Soul, quando se prepararam para cantar sua próxima canção. Era ela.
Isso me fez ficar duas horas debaixo do sol e esquecer de retornar ao famoso museu. Aqui eles cantam The Lion Sleeps Tonight e, este filme, enviei no momento da gravação.

Quanta história! Vejamos o som é que é!...




Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário