domingo, 31 de julho de 2011

A canção de "Fama"

Nova York do século 80. Sete aulas por dia e um almoço razoável. Essa é a única garantia que os alunos da Escola de Artes Dramáticas de Nova York possuem para se tornarem "famosos". Conseguir? Ah, isso já é outra história... Roteiro à parte, enquanto uns lutam desesperadamente por "ela", outros a tem naturalmente e jogam-na no lixo. Ou quando a conseguem, dão de ombros. Bizarro!

Alan Parker levou o filme ao topo de L.A. Com o estilo energético do diretor de "Evita", "Fama", de 1980, foi indicado a seis prêmios Oscar, incluindo Melhor Roteiro, e arrebatou os troféus de trilha sonora e canção original - levou ainda o Globo de Ouro nessa categoria. Irena Cara arrebatou a estatueta de melhor atriz (para levar para casa e sumir! Depois disso fez filmes de baixas produções como um de 2007 que nem lembro do título).

Vale muito lembrar que Alan Parker, há mais de 30 anos, lançava a fórmula televisiva que hoje faz sucesso em séries americanas que alcançam marcas extraordinárias, sem falar nos vários espetáculos e musicais que "Fama" rendeu até hoje.

De tudo mesmo, o filme deixou a linda, lindíssima canção "Is It Ok If I Call You Mine?" na cena antológica em que Chuck Norris, no auge de sua juventude (e magreza), canta no crepúsculo da movimentada cidade, à beira de uma janela de um simples apartamento típico dos retirantes, com sua própria voz e violão.


Tal cena é realmente magistral e, francamente, mesmo que o filme seja imperdível e obrigatório em nossa história cinéfila, talvez só lembramos de "Fama" até hoje por causa dela. 


Acho que depois de "Is It Ok If I Call You Mine?", todos aprenderam a fazer tal pergunta em uma romântica cena de amor. Depois dela, passamos a ratificar esse amor que temos pelas trilhas de Holywood...



Ah, ia esquecendo de dizer que a composição é de Paul McCrane.








Veja aqui a cena descrita no texto:
http://youtu.be/_g7byKNH05g 

Nenhum comentário:

Postar um comentário